O termo presbiopia é utilizado para descrever as alterações visuais, geralmente associadas ao envelhecimento do olho humano, caracterizada pela diminuição progressiva da capacidade de focar nitidamente objetos a curta distância.
Os sintomas mais comuns são: dificuldade para ler textos com letras pequenas, ter que afastar os objetos para leitura, dificuldades para leituras em locais de menor iluminação, dores de cabeça e cansaço visual.
O nível de dificuldade varia para cada pessoa em função de hábitos e da própria profissão. Apesar deste ser um problema natural, alguns fatores e situações podem contribuir para seu aparecimento precoce como: profissões que exijam uma boa visão de perto, doenças oculares e algumas doenças sistêmicas como diabetes, anemia e doenças cardiovasculares. Além disto, é importante salientar que medicamentos que diminuam a acomodação também podem causar o início do quadro, como por exemplo, medicamentos ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, antiespasmódicos, antihistamínicos e diuréticos.
O tratamento da presbiopia, na grande maioria dos casos, é feito com óculos. É importante destacar que tipo de lente escolher, uma vez que existem vários tipos de alternativas, que variam de acordo com a necessidade que cada indivíduo tem, em casa ou no trabalho. A consulta médica vai abrir estas informações auxiliando o paciente no momento da escolha da compra. Como alternativa aos óculos, a presbiopia pode ser corrigida através das lentes de contato utilizando diferentes técnicas. Atualmente temos à disposição a Cirurgia Facorefrativa que consiste na substituição do cristalino natural por uma lente artificial, que compensaria as dificuldades para o foco de perto. Este tipo de técnica é semelhante ao procedimento ao qual pessoas com catarata se submetem, porém com implantes de lentes com propósito óptico, de acordo com a necessidade de cada paciente.