Catarata

Catarata é o termo utilizado para descrever a opacificação do cristalino (lente natural do olho humano situada atrás da Íris) com ou sem diminuição da capacidade visual. É frequente que no início da doença o paciente apresente pouco ou mesmo nenhum sintoma. Os sintomas da catarata podem incluir visão desfocada, diminuição da sensibilidade de cores, halo em volta das luzes, dificuldade de observar luzes brilhantes e dificuldade para ver durante a noite. Estas queixas poderiam afetar as atividades básicas do paciente, como a direção de carros, a leitura e o reconhecimento dos rostos. Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da catarata temos a idade, os traumas, medicamentos e a exposição a radiações. Entre os fatores de riscos ainda temos as doencas metabólicas, como o diabetes, o fumo, a exposição prolongada a luz do sol e o consumo de bebidas alcoólicas.

O diagnóstico da catarata é realizado através de exame detalhado, com o médico oftalmologista.

Algumas medidas de prevenção da catarata incluem o uso de óculos solar, parar de fumar, tomar cautela em relação a medicamentos que possam induzir catarata.

A cirurgia de catarata se beneficiou com enormes avanços tecnológicos nos últimos anos. Até pouco tempo atrás, as cirurgias eram realizadas com técnicas que exigiam grandes cortes na superfície ocular e implantes de lentes de qualidade inferior. Atualmente as tecnologias compreendem, além de exames mais precisos de investigação, aparelhos cirúrgicos com mais recursos e mais segurança, e técnicas cirúrgicas com incisões cada vez menores. Estas tecnologias possibilitaram uma cirurgia de recuperação mais rápida e segura. Além disto é importante salientar o avanço das lentes intraoculares que apresentam atualmente uma alta tecnologia, com características que permitem ao paciente uma maior compreensão e precisão para diferentes focos de imagem. Há diferentes tipos de lentes intraoculares que podem ser utilizadas nas cirurgias de catarata de acordo com as necessidades visuais de cada paciente. A consulta oftalmológica e os exames complementares esclarecerão as diferentes alternativas de implante, auxiliando na melhor escolha para cada caso.

Comments are closed.