Conjuntivite-tratamento

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

Ela pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (como poeira e o cloro de piscinas, por exemplo) e por agentes infecciosos, estes últimos com risco de contágio.

Os sintomas de conjuntivite podem variar de acordo com o agente causador e de acordo com cada organismo, podendo apresentar: olhos vermelhos, lacrimejamento, secreção, edema palpebral, sensação de areia, prurido e oscilações da visão.

No início de um quadro de conjuntivite pode ser difícil identificar a causa, por isso é importante tomar certos cuidados em virtude da possibilidade do quadro ser infectocontagioso.

Cuidados a serem tomados a partir da suspeita:

• Evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes.
  • Lavar com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microrganismos patogênicos.
  • Limpar constantemente as mãos com álcool gel. Higienizar superfícies de contato com solução alcoólica.
  • Evitar coçar os olhos.
  • Especial cuidado com as toalhas do banheiro. Recomendamos usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos.
  • Não compartilhar travesseiros, esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza.
  • Dentre os tratamentos que se aplicam a qualquer tipo de conjuntivite destacamos as compressas com água gelada ou bolsas de gel (na temperatura da geladeira) e a limpeza dos olhos com soro fisiológico gelado. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Siga da melhor forma a prescrição dos colírios indicada por seu médico. Acima de tudo, não se automedique. Alguns colírios são altamente contraindicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Comments are closed.