miopia

Miopia

O termo miopia descreve a condição visual caracterizada pela má visão à distância. Isso ocorre por uma dificuldade de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes do olho se formem à frente da retina, em vez de se formarem sobre a retina, como seria o correto. Em consequência disto ocorre o desfocamento das imagens distantes, enquanto as imagens próximas parecem normais. Além da dificuldade para enxergar longe, o paciente pode também reclamar de dores de cabeça e cansaço visual. A miopia em graus muito elevados aumenta o risco de descolamento de retina, catarata e glaucoma.
Acredita-se que a causa da miopia esteja na combinação de fatores genéticos e ambientais. Pessoas que executam trabalhos muito próximos ao olho, que têm maior permanência em recintos fechados e antecedentes familiares de miopia, correm maior risco.


O mecanismo de formação da miopia pode envolver o aumento do comprimento axial do olho, ou, de forma menos comum, alterações na córnea e no cristalino.


A miopia, estatisticamente, é a alteração da visão mais comum afetando cerca de 22% da população mundial. É frequente que nos primeiros estágios da miopia o indivíduo não se dê conta, já que ela apresenta dificuldade de ser percebida quando é muito baixa. Por esse motivo, deve ser tomada devida atenção a crianças e adolescentes com piscar constante, aqueles que forcem para ver longe, aqueles com queixas de dores de cabeça ou que apertem os olhos para enxergar.


O diagnóstico é feito dentro do exame oftalmológico de rotina.
Estudos recentes têm demonstrado que a miopia pode ser prevenida em algumas crianças à medida que passem mais tempo ao ar livre, o que pode estar relacionado à exposição da luz natural.
A miopia pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgias refrativas.
Os óculos são o método mais comum, simples e seguro para correção. Especial atenção deve ser destinada aos graus de miopia elevados, quando da confecção de óculos novos. Uma boa orientação médica ajuda a personalizar os óculos para cada caso.
As lentes de contato, além da comodidade e estética, tem melhor qualidade de campo de visão quando comparadas aos óculos, porém são associadas a um risco maior de infecções e alergias, principalmente quando usadas sem a devida instrução.


A cirurgia refrativa com Excimer Laser é uma alternativa eficaz e segura para correção, alterando de forma permanente o formato da córnea, direcionando melhor o foco sobre a retina. Exames complementares e uma indicação criteriosa são fundamentais para o sucesso cirúrgico.
Estudos recentes têm demonstrado que o uso de algumas medicações tópicas em crianças e adolescentes podem retardar o aumento da miopia.
Existem várias terapias alternativas incluindo exercícios para o olho e técnicas de relaxamento do olho, porém estudos recentes demonstram que não há evidências científicas claras de que exercícios para os olhos sejam eficazes no tratamento da miopia.


Não existe uma fórmula mágica para lidar com a miopia, cada caso tem suas particularidades. A consulta com o médico oftalmologista vai esclarecer o diagnóstico e apresentar as alternativas para o tratamento de cada caso.

Comments are closed.